Descubra a gravidez em 15 minutos com o exame de sangue Beta hCG

Entenda como funciona e porque o exame é mais rápido e confiável que o exame de urina.

O Exame

O exame Beta hCG é um imunoensaio cromatográfico para detecção quantitativa de Beta hCG em amostras de sangue total obtidas por punção digital, um método rápido e indolor.

Beta hCG é a sigla para gonadotrofina coriônica humana (hCG). Este hormônio está presente no sangue de mulheres grávidas e por isso é utilizado para avaliar a presença de gestação.

Quem deve realizar o exame de Beta hCG?

O exame de Beta hCG deve ser feito unicamente para auxiliar na detecção de gravidez.

A Coleta

A coleta é feita com apenas um furinho na ponta do dedo! De forma rápida e indolor.

Orientações:

Para realizar o exame, é necessário que a paciente leve um documento oficial com foto.

  • Não é necessário estar em jejum;

Dúvias frequentes sobre a gravidez

O hCG é um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana. Esse hormônio é produzido quando o óvulo é fertilizado e o blastocisto (nome dado ao zigoto, após as primeiras divisões celulares) se implanta no endométrio, que é o revestimento epitelial do útero. O hCG tem a função de estimular o corpo a continuar produzindo os hormônios estrogênio e a progesterona, o que previne a menstruação e permite a continuidade da gravidez.

A menstruação atrasada é um dos sinais mais comuns, ainda mais quando o ciclo da mulher é regular. No entanto, nem todas as mulheres possuem um ciclo regular, o que pode dificultar a detecção da gravidez. Outros sinais incluem:

  • Enjoos
  • Mamas maiores e sensíveis, aréolas mais escuras
  • Pequeno sangramento vaginal
  • Maior frequência urinária
  • Aumento abdominal
  • Prisão de ventre e aumento dos gases
  • Inchaço da vulva
  • Gases e cólicas pouco intensas
  • Aversão a cheiros fortes
  • Desejos estranhos
  • Instabilidade emocional
  • Aumento da libido
  • Maior salivação
  • Ronco
  • Aumento da transpiração

Sim. É possível estar grávida e não perceber nenhum sintoma. Por isso, se você desconfia de uma possível gravidez, é necessário fazer um exame para confirmar ou não a suspeita.

O exame Beta hCG é um teste que utiliza como amostra o sangue. A urina possui mais substâncias que poderão alterar o resultado do seu teste, comparado ao sangue. Por este motivo, um exame de gravidez de sangue é mais confiável do que um teste de urina.

Fazendo o exame após o atraso menstrual, as chances do resultado ser um falso positivo ou um falso negativo são consideravelmente menores. Esperar pelo atraso menstrual é importante para que seu resultado seja confiável.

Medicamentos
O uso de suplementos vitamínicos que contêm biotina (também conhecida como vitamina B7), uso de contraceptivos de emergência e alguns tipos de tumores, causam interferência no exame.

Tumores
O Beta hCG é um marcador tumoral, ou seja, é uma substância detectada no exame de sangue e que aumenta na presença de tumores. Essa substância pode ser produzida diretamente pelo tumor ou pelo organismo, em resposta à presença do tumor. A fração beta do hormônio hCG é utilizada para diagnóstico, monitorização e prognóstico de pacientes com tumores de células germinativas (testículo e ovário), o exame de beta hCG pode resultar em um falso positivo para gravidez. Em caso de gravidez ectópica, essa fração do hormônio hCG também é utilizada como parte do diagnóstico, entretanto, o exame Beta hCG não deve ser utilizado para esses fins.

Atualmente a maioria dos testes são desenvolvidos sob rigorosos processos de qualidade e validação para diminuir o máximo possível as chances de resultados errôneos. Algumas vezes os testes de gravidez podem sim apresentar resultados incorretos, como falsos positivos – quando não há gravidez mas o teste acusa positivo – e falsos negativos – quando há gravidez mas o teste acusa que não há. São vários os motivos que podem levar a resultados incorretos, como coleta incorreta, erros no processamento das amostras e uso de determinados medicamentos ou suplementos que podem interferir na análise da amostra.

Após um resultado positivo é importante procurar um médico para realizar outros exames e, assim, confirmar ou não a gestação. Lembre-se que o exame de gravidez Hilab não define o diagnóstico e é necessário confirmar a gravidez. Outros exames que podem ser realizados para confirmá-la incluem a ultrassonografia, a ultrassonografia transvaginal e o Beta hCG seriado.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Drogaria Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.